O Ensino da Cinematografia - II Conferência IMAGO

17-04-2017

Texto: Tony Costa aip

A Federação Europeia IMAGO realizou a 2ª Conferência sobre «Ensino da Direção de Fotografia» em Munique (Alemanha) nas instalações da escola HFF no passado mês de Março. A Conferência sob o título «Teaching Cinematography» debruçou-se sobre novos e  diversos aspetos no domínio da tecnologia de captura de imagem que têm vindo a surgir nos últimos anos.

Imag1

Ler mais

A Ilha dos Cães - A fotografia do filme.

IDC

Lisboa, 2017
Tony Costa aip

Inspirado no romance do escritor angolano Henrique Abranches «Os Senhores do Areal» a «Ilha dos Cães» é um filme realizado por Jorge António e produzido por Ana Costa (Cinemate). A rodagem teve lugar em três países: S. Tomé e PríncipeAngola e Portugal, e chega agora às salas de Cinema depois de um longo período em montagem feita por Filipe Roque do Vale e de efeitos especiais digitais de Pedro Louro.

Ler mais

Direção de Fotografia: A importância artística no cinema de ficção

Artigo publicado AVANCA:

Resumo:
A direção de fotografia em cinema não tem sido reconhecida, diga-se injustamente, como uma atividade artística. Tem ocorrido, sempre que há referências à fotografia de um filme, se limitam na sua esmagadora maioria a mencionar o aspeto técnico e não o valor artístico que está por detrás do trabalho do diretor de fotografia. Neste ensaio, procura-se comprovar que a fotografia e a composição de imagem são essenciais e têm um papel relevante na narrativa cinematográfica. Procura-se comprovar tentando interlaçar com o «O Inconsciente ótico» de Walter Benjamin.

Ler mais

Demo

Tony Costa

Diretor de fotografia/Formador

tony@filme.com.pt

Phone: +351 917 776 693

Lisboa

Portugal